quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sabe o que faz um designer de estampas? Nós contamos!

Nossa equipe garimpou sobre o tema e encontrou uma matéria sobre a Clau Cicala, uma das designer de estampas mais badaladas e competentes no mercado.

 Profissão: Designer de Estampas

A partir de hoje, tentarei fazer uma espécie de guia de profissões, mostrando, assim, as diversas possibilidades de carreira dentro da moda. O primeiro post conta sobre uma profissão muito importante, a de designer de estampas e para explicar melhor, convidei a Clau Cicala, que já trabalhou para marcas como C&A, Patricia Geyer, Farm, Siri, Azevin, SAL, Seaster e Blue Man, além de ter suas estampas em pranchas de surf.
clau cicala

1. Você pode me contar um pouco sobre você e sua trajetória?

Sou paulistana, formada em Marketing, carioca de coração e amo criar. Minhas atividades profissionais começaram cedo, com 15 anos já trabalha como designer na editora de um tio, depois fui para editoras maiores para diagramar revistas femininas, de circulação nacional.
As estampas entraram na minha vida quando me casei e vim morar no Rio com meu marido carioquissimo, fiz pós graduação em Designer de Estampa e entrei para o mercado como freelancer. Em 6 anos já posso dizer que, apensar de não ser “rata de praia”, já dizem que incorporei o life style carioca. Hoje consigo criar para grandes marcas de moda e decoração, dar workshops em SP e Rio e trilhar novos horizontes, ainda quero realizar muitos sonhos, minha carreira está só começando.

clau cicala
2. Como funciona o trabalho de uma designer de estampas?

Basicamente o designer tem que traduzir em desenhos, ou seja, em estampas, as coleções temáticas dos clientes. Parece fácil, mas não é, cada email, conversa e referências são importantíssimos para que o resultado fique bom, do jeito que o cliente imaginou ou melhor! Desenvolvo tudo manualmente pois acho que enriquece e dá singularidade ao trabalho. As ferramentas são várias, canetinhas, nanquim, lápis de cor, aquarela e Photoshop/Ilustrator.
clau cicala

3. O que é necessário para se tornar uma designer de estampas?

Conhecimento de técnicas manuais e de sofwares é fundamental, ter bom gosto e alguma noção de modelagens e tecidos.

clau cicala

4. Qual a diferença do trabalho da designer de estampas para a estilista?

Acho que o estilista é a peça chave para que o designer consiga fazer um bom trabalho, é ela quem cria a coleção como um todo, determina as modelagens, escolhe tecidos, aviamentos, bordados etc. O designer tem a capacidade criativa e técnica para transmitir em imagens o conceito e tema da coleção. Trabalham juntos o tempo todo.

clau cicala

5. Como as peças estampadas são construídas? É um trabalho conjunto?

Minhas estampas saem sempre do papel e vão para o computador, nunca ao contrário, acho importante e desenho manual. Depois de escaneados, os desenhos são tratados no photoshop e depois começo a compor. Geralmente faço rapports de 64x64cm, mas atualmente estou fazendo muitos de 140x64cm, quem determina é o estilista. Me comunico muito com eles durante o processo de criação, por skype, whatsapp e email.
clau cicala

6. O que você mais gosta na sua profissão?

Descobri que amo muito meu trabalho, por poder criar em primeiro lugar e poder contribuir para o sucesso dos meu clientes. É muito bom quando te falam, “sabe aquela estampa que fizemos? vendeu muito!” rs

clau cicala
7. Quais livros/cursos você indica para quem deseja trabalhar com estamparia?

Acho legal estudar, fazer uma faculdade ou pós graduação em estamparia. Cursos de desenho são bem vindos. Tenho alguns títulos que me ajudaram muito no início, são de decoração, ilustração e tecidos, os principais são: Los Estampados En la Moda, Ilustration NOW 2 e 3, World Textiles – A Sourcebook e Textiles Designers.
Posted by 1 Comment
Filed Under: Mercado de Trabalho

 Fonte:http://alexiaspost.com/2014/03/10/profissao-designer-de-estampas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário